terça-feira, 11 de outubro de 2011

Sorocaba (SP): Fusão das Casas Bahia e Ponto Frio diminui comissão de vendedores

Qua, 12 de Outubro de 2011
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sincomerciário de Sorocaba           
Os benefícios dos trabalhadores das duas empresas serão equiparados. Com essa promessa, no final de 2010, a direção do Grupo Pão de Açúcar, que já administrava a rede carioca Ponto Frio, anunciou a fusão com as Casas Bahia, enfatizando que a Bahia iria prevalecer na integração. E foi o que aconteceu, porém, de uma forma negativa! Bastou o Grupo Pão de Açúcar oficializar a fusão, em agosto deste ano, para os vendedores do Ponto Frio sentirem no bolso seus efeitos. A comissão de 2,5% dos profissionais da linha de móveis foi reduzida para 2%, igualando aos vendedores da rede Casas Bahia.
Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Sorocaba – (Sincomerciários Sorocaba), Ruy Queiroz de Amorim, é uma afronta reduzir salário e consequentemente direitos. Tanto que para conter o que Amorim considera abuso, o Sincomerciários Sorocaba e a Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo – Fecomerciários estão recorrendo ao Ministério do Trabalho e Emprego – (MTE) e ao Ministério Público do Trabalho.
Outra constatação do Sincomerciários Sorocaba quanto à fusão, é que funcionários do Ponto Frio recebem vale-refeição e os trabalhadores da Bahia continuam sem o benefício. “É preciso igualar os benefícios acrescentando e não subtraindo”, ressaltou Amorim.
“Estamos entrando nessa luta para defender os funcionários. Não podemos admitir que os empregadores brinquem com os direitos dos comerciários.
Rebaixar salário faz parte de uma política nefasta usada pelo grande capital. Temos que combatê-la a qualquer custo”, afirmou o presidente do Sindicato dos Comerciários.
Amorim disse ainda que o Sincomerciários Sorocaba está de posse de cópia de documentos internos do Ponto Frio que comunicaram os funcionários sobre a redução da comissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário