segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Seg, 17 de Outubro de 2011

Ter, 18 de Outubro de 2011
Fonte: Assessoria de imprensa da Fecomerciários-sp
“Quando chega o momento de encerramento deste 20° Congresso Sindical Comerciário, tiramos um peso das costas, porque antes e durante o evento a preocupação é fazer um Congresso para agradar todo mundo, e foi isso que aconteceu. Tudo transcorreu bem, sem nenhum incidente. Podemos dizer que, se não foi o melhor, foi um dos melhores que realizamos. Agradeço a comissão organizadora, todos os funcionários da Fecomerciários e do nosso Centro de Lazer, enfim, todos que colaboraram para o sucesso do nosso Congresso. Todos estão de parabéns, voltaremos para casa com o sentimento de dever cumprido e levando novos e importantes conhecimentos, valorizando ainda mais a nossa categoria que cada vez mais se mostra forte e muito bem representada”.
Com esse discurso, o presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo, Luiz Carlos Motta, que comandou a organização do evento, encerrou o 20° Congresso no dia 15, no Centro de Lazer da categoria em Praia Grande. O evento, que começou na última quinta-feira e teve como tema “Duas Décadas Consolidando Avanços e Conquistas”, reuniu mil congressistas. O coordenador-executivo José Carlos Pelegrini, o Nei, disse: “Tenho certeza que atingimos o objetivo do Congresso e nos abastecemos de grandes idéias passadas pelos palestrantes. Agora, temos o dever de repassar esse conhecimento para nossa base, para os trabalhadores”.
Resoluções
Finalizando os trabalhos, foram aprovadas, por unanimidade, sete resoluções no 20º Congresso Sindical Comerciário. Eis o documento:
“A Comissão Organizadora do 20º Congresso Sindical Comerciário do Estado de São Paulo, composta pelo presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, coordenador-geral do evento, pelo coordenador-executivo José Carlos Pellegrini, o Ney, e pelo subcoordenador Paulo Cesar da Silva, submete à apreciação da presente plenária as seguintes deliberações, tomadas com base nas palestras e nos debates aqui desenvolvidos. Aprovadas por unanimidade, tais resoluções serão acatadas pelos 66 Sindicatos filiados à Federação como diretrizes das futuras bandeiras lutas apontadas. São os seguintes encaminhamentos:
1) Investir em cursos de qualificação profissional destinados aos funcionários dos 66 Sindicatos filiados visando a excelência no atendimento à categoria e despertando nesses funcionários uma maior consciência política e sindical.
2) Estimular a realização de encontros permanentes nas oito regionais da Federação a fim de tomar decisões locais e estaduais, como por exemplo, a apresentação de alternativas para conter a apresentação de cartas de oposição; para a efetiva divulgação das suas atividades, criar para elas uma comunicação especial com a edição de um jornal específico.
3) Somar esforços com o movimento sindical no combate a toda e qualquer forma de tentativa de se alterar o Custeio Sindical.
4) Investir na formação dos dirigentes sindicais com a aplicação de cursos de oratória a fim de aprimorar tal conhecimento dos presidentes dos 66 Sindicatos filiados.
5) Integrar e apoiar todas as medidas referentes à adoção do Trabalho Decente, ainda mais junto às iniciativas que visam acabar com a desigualdade entre homens e mulheres, promovendo a equiparação salarial, gerando oportunidades de empregabilidade iguais e que dêem fim às mais diferenciadas forma de preconceitos, como o de cor.
6) Reorganizar a comunicação da Federação com o objetivo de estreitar a relação da entidade com os 66 Sindicatos filiados, demais entidades sindicais e para o aprimoramento de sua assessoria de imprensa e comunicação virtual.
7) Centrar esforços junto ao Congresso Nacional nas ações que visem: a regulamentação da categoria Comerciária, reduzir a jornada semanal de trabalho, sem diminuição salarial, e acabar com o Fator Previdenciário.

Aumento salarial dos comerciários em destaque
O reajuste salarial de até 10,5% para os comerciários e os avanços nas cláusulas coletivas obtidos pela Fecomerciários e sindicatos filiados foi o principal assunto entre dirigentes e trabalhadores nos três dias do 20º Congresso Sindical Comerciário. Afinal, essa foi a primeira vez, em muitos anos, que a Federação e os Sincomerciários fecham acordo com os patrões antes da realização dos congressos anuais. Daí o clima de comemoração pela Convenção Coletiva vitoriosa, com aumento real de até 3,1 pontos percentuais acima da inflação.
Por essa razão o presidente Luiz Carlos Motta, que regeu com maestria a negociação salarial, recebeu os cumprimentos do governador Geraldo Alckmin, do deputado federal Paulinho da Força e do secretário-geral da Central, João Carlos Gonçalves, o Juruna, do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, Miguel Torres, da prefeita de Cruzeiro, Ana Karin, de todas as autoridades presentes no Congresso, dos dirigentes dos Sincomerciários e até do vice-presidente e principal negociador da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, Ivo Dall’Aqua.

Para Dall’Aqua, este 20º Congresso está sendo diferente. “Nos eventos anteriores, minha presença criava expectativa em relação a um bom acordo salarial. Nesse ano, essa expectativa já está concretizada e essa mudança faz muito bem a todos, comerciários e empresários”, relatou Dall’Aqua aos congressistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário